Dicas da Sogra para quem nem sabe fritar um ovo

Olá amores,

Sabe aqueles perrengues que aparecem no dia a dia do lar e fazem a gente querer ligar correndo para a casa da mãe?
Aqui vai umas dicas para ajudar os iniciantes em cuidados do lar.

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | “Pin-up”: Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez

Bê-á-bá da lavanderia

Regra básica: é preciso ter três tipos de sabão em casa em pó ou líquido para roupas claras, neutro (ideal para as escuras) e um específico para as roupas delicadas. Outra dica essencial: nunca misturar peças claras com escuras na máquina!

Como escolher prendedor
Prefira os de plástico (os de madeira vão escurecendo e podem manchar as roupas). Outro bom modelo é o da Coza, que lembra um clipe de prender papel e ganhou até prêmio de design.

Como lavar roupas delicadas
Lingeries e blusas finas podem ir para a lavadora, desde que dentro de sacos de tecido com zíper (encontrados em lojas de R$ 1,99). Conhecidos como sacos japoneses, protegem do vaivém da máquina.

Como pendurar no varal
Vestidos e camisetas devem ser colocados em cabides ou dobrados ao meio na corda, sem pregador (eles marcam o tecido). Camisas merecem cabides. Assim elas não deformam e, de quebra, não amassam tanto, o que facilita o trabalho de passar. Se estender as roupas ao ar livre, certifique-se de que estão do avesso. Caso contrário, podem desbotar por causa da incidência direta do sol.

Alerta: não coloque roupa para secar atrás da geladeira. Perigo de incêndio!

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | “Pin-up”: Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez

Como fazer ovo

· Ovo cozido
Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.

· Ovo quente
Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma “tampinha” nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.

· Ovo mexido
Coloque 2 ou 3 ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter um pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita está pronta. Coma com uma fatia de pão quentinho com manteiga.

· Omelete
Coloque numa tigela 2 ou 3 ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um tiquinho de manteiga ou um fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, até que a omelete comece a ficar firme. Aí coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas… Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!

· Ovo frito
Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe no fogo por um tempo maior.

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | “Pin-up”: Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez

 Como tirar manchas e cheiros

· Mancha de café: esfregue um cubinho de gelo ou um paninho embebido em água bem quente sobre a mancha, de preferência assim que o problema ocorrer.

· Mancha de vinho: deixe a peça de molho em água quente antes de colocá-la na máquina de lavar.

· Mancha de batom e graxa: esfregue um pedaço de sabonete branco sobre a mancha antes de colocar a peça na máquina.

· Mancha de gordura e molho de tomate: esfregue um pouco de detergente neutro de lavar louça nos pontos manchados antes de colocar a roupa na máquina.

· Cheiro de cigarro da roupa: deixe a peça no sol por 12 horas. Ou use produtos específicos para este fim, como o Shout, que elimina odores. Basta umedecer o tecido e esperar secar.

· Cheiro de alho e cebola das mãos: coloque as mãos sob água corrente por alguns minutos e, na sequência, seque-as. Usar sabonete fará o cheiro grudar mais.

· Gosto de alho ou cebola da boca: mastigue folhinhas de hortelã.

· Cheiro de fritura na cozinha: ponha um pouco de canela em pó para esquentar numa frigideira. Ou ferva pauzinhos de canela e cravo-da-índia.

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | “Pin-up”: Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez

Pequenos reparos domésticos

Como trocar uma lâmpada quebrada
Desligue a chave geral da casa. Remova os vestígios de vidro e retire a parte metálica da lâmpada com a ajuda de um alicate, fazendo o movimento contrário ao da rosca da lâmpada.

Como tirar o rangido de portas e janelas
Aplique um pouco do produto WD40 nas dobradiças com um algodão (que é encontrado em lojas de material de construção). Você pode usar também qualquer óleo que tenha em casa: de cozinha, azeite ou óleo Johnson’s.

Como desentupir a pia
Dica 1: encaixe um desentupidor pequeno no bocal do ralo e pressione diversas vezes para cima e para baixo sem desencostá-lo. A pressão exercida pelo desentupidor pode deslocar o que estiver bloqueando o encanamento.
Dica 2: produtos químicos vendidos em supermercados, como o Diabo Verde, ajudam a desintegrar resíduos que estiverem bloqueando a passagem de água.
Dica 3: se os passos anteriores falharam, é hora de remover o sifão e usar um arame de cabide ou uma mangueira própria para desentupimento que remova a sujeira.

Como fazer uma torneira parar de pingar
Aplique um pouco do produto WD40 nas dobradiças com um algodão (você o encontra em lojas de material de construção). Vale usar também qualquer óleo que tenha em casa: de cozinha, azeite ou óleo Johnson’s.

Foto: Daniela de Lamare | Ilustração: Milena Galli | “Pin-up”: Thais Gouveia | Beleza: Cris Lopez

 

Como fazer consertos em roupas e sapatos

Como engraxar sapato
1.
 Limpe o sapato com um pano seco.
2. Com uma escova de dentes velha, aplique a graxa (preta, marrom ou incolor) em alguns pontos e espalhe.
3. Quando o sapato estiver todo coberto por uma fina camada, deixe secar um pouco.
4. Com uma escova grande, própria para a tarefa (vendida em supermercados e lojas de consertos de calçados), faça movimentos rápidos para a graxa brilhar.
5. Verifique se o pisante já está bem lustroso e com as partes danificadas camufladas (se não, esfregue mais).
6. Finalize passando vigorosamente uma flanela macia e seca sobre o seu sapato.

Como pregar botão
Passe linha e agulha em movimentos de vaivém pelos furos do botão até que ele esteja bem firme na roupa. Arremate por trás.

Como fazer barra de calça
Marque a barra com alfinetes. Depois, coloque a calça sobre a tábua de passar, retire os alfinetes e passe um ferro quente por cima da marcação para destacá-la bem. Em seguida, alinhave, ou seja, passe agulha e linha em ziguezague pelo avesso da calça, no limite da barra. O alinhavo serve para quebrar um galho. O ideal é que, depois de usar a peça, você o retire e refaça a costura com pontos mais firmes ou na máquina.

Fonte: M de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>