Dicas para conquistar a casa própria

Olá queridos amigos e amigas,

a dica de hoje é para quem está pensando em comprar um imóvel ou para quem está querendo sair do aluguel.

Sabemos que hoje não está fácil para ninguém, mas quando temos um sonho temos de lutar por ele colocando metas em nossas vidas. E se o seu sonho é ter sua casa própria porque não tomar algumas medidas e saber o que é necessário para conquistá-la e ir se programando para o sonho se tornar realidade?

Separei algumas dicas para ajudá-los a concretizar suas metas! Bora botar em prática!!!

1º PASSO: ECONOMIZAR

Muitas pessoas julgam como algo impossível, mas não é! Você tem um sonho e para conquistá-lo precisa aprender a dar prioridade a ele.

Colocando as despesas em uma planilha, cortando as desnecessárias e guardando 30% do seu salário na poupança você consegue economizar e dar o primeiro passo.
Guardar o dinheiro na poupança é de suma importância, pois mesmo que o rendimento de juros sejam poucos, cada centavo ajuda muito no final.

Veja abaixo um exemplo de como controlar seus gastos. Receita é aquilo que você ganha e despesas é com o que você gasta!

planilha-de-gastos-mensais-3

2º PASSO: ECONOMIZAR EM DOBRO

Sim, pode parecer loucura mas os desinformados acabam tomando um susto quando após adquirirem o seu imóvel depararem com os custos de documentações. Estes representam cerca de 4% do valor do imóvel obrigatórios e nada baratos. Eles variam de acordo com o valor do imóvel, por isso tenha uma reserva para esta parte burocrática!

Contas

3º PASSO: PLANEJAR

Você encontrou o imóvel dos sonhos, agora você precisa saber quanto ficarão as parcelas e se o valor não comprometerá mais do que 30% de sua renda.

Não assuma dívidas que você não possa quitar, afinal a aquisição de um imóvel é um grande investimento, mas se mal planejado pode-se tornar uma dívida eterna.

Buy_trigger

4º PASSO: ADQUIRIR / DAR ENTRADA

Você poupou dinheiro, se precaveu com os demais custos e viu que o valor da parcela cabe no seu bolso. Vai fechar o negócio? Então procure quitar 30% do valor do imóvel antes de fechar o contrato. Quanto mais você poupar para dar de entrada, menos juros você vai pagar no financiamento.

E COMO FAZER PARA POUPAR O DIM DIM?

ganhar-dinheiro

Se a casa própria é a sua meta, é necessário dar uma apertadinha aqui e ali, então:

– Compre somente o que for necessário, viva de acordo com o seu padrão de vida.
– Sempre que for ao supermercado leve uma lista, para evitar compras desnecessárias.
– Peça sempre um desconto quando for possível ao pagar a vista.
– Venda o que você não usa mais, seja móveis, roupas, automóveis, livros, eletrônicos, etc.
– Se você trabalha com algo que pode ser oferecido a terceiros, por exemplo, faxina, designer gráfico, imposto de renda, vendas, etc. Porque não utilizar isso ao seu favor para garantir uma renda a mais.

Você é do tamanho dos seus sonhos. Se colocar na cabeça que esta conquista é o seu foco e seguir estas regrinhas com certeza seu sonho se tornará realidade.

Fontes: Quero Investir Agora, Economia Uol

2 thoughts on “Dicas para conquistar a casa própria

    • 23 de janeiro de 2015 at 8:28
      Permalink

      Obrigada por seguir nosso blog Junia. Realmente planejar e poupar são duas coisas fundamentais para alcançar objetivos.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>