Como montar seu enxoval. Parte 1: Cama

Vai fazer seu enxoval e não sabe como começar? A Sogra te dá uma mãozinha e tira todas as suas dúvidas.

A dica de hoje é voltada para CAMA!

comprando-enxoval-noiva

Para um enxoval básico, montamos uma listinha do que você precisará comprar:

• 3 Jogos de cama (Fronha ou Porta Travesseiro / Sobre lençol / Lençol com elástico)
• 1 protetor de colchão
• 2 protetores de travesseiros
• 2 colchas ou cobre leito
• 1 edredom
• 1 cobertor
• 1 Saia para cama

Você desconhece alguns desses produtos ou não sabe quais são suas funcionalidades?
Não se preocupe, eu preparei um explicativo para você tirar todas as suas dúvidas. Confira!

GLOSÁRIO DA SOGRA:

Fronha: Servem para decorar os travesseiros e proteger o travesseiro da transpiração do nosso corpo.

Porta travesseiro: Também serve como peça decorativa e aumenta a vida útil do travesseiro. A diferença é que o tecido é mais grosso do que a da fronha e possuem abas ao seu redor.

Capa de travesseiro: Diferente da fronha a capa de travesseiro possuem seus três lados fechados, sendo o quarto lado aberto para inserir e remover o travesseiro facilmente. A capa serve para uso na decoração da cama.

Protetor de travesseiro: Servem para aumentar a durabilidade e proteger o travesseiro de sujeiras. São laváveis, inodoras e antialérgicas.

Lençol: Serve para forrar a cama. Existem vários tipos, você deve escolher o que mais lhe agrada. Para saber as diferenças veja o nosso post sobre tipos de lençol.

Sobre lençol: Lençol que fica por cima do lençol que forra a cama.

Lençol com elástico: Muito práticos não enrugam e não soltam da cama durante a noite desde que bem presos embaixo do colchão.
Se não encontrar o tamanho exato para sua cama, opte por um tamanho um pouco maior.

Colcha e cobre leito: Possuem um belo caimento, porém tenha um para dormir e um para decorar sua cama, pois a função deles é proteger o jogo de cama da sujeira do dia a dia. As colchas geralmente possuem babados e são mais difíceis de encontrar, porém as fábricas resolveram esse problema criando um dois em um chamando peças de “colcha cobre leito”.

Edredom: Por não soltar pelos é uma ótima opção para quem é alérgico. É ótimo para uma noite quentinha –  sim para a noite! Muitas pessoas usam edredom como colcha ou cobre leito, porém não é indicado já que estes ficam expostos a ácaros e poeiras, portanto guarde seu edredom no armário durante o dia e aqueça-se com ele durante a noite.

Cobertor e manta: O cobertor serve como um isolante térmico, ou seja, sua função é de aquecer nos dias mais frios. Já a manta aquece, porém seu tecido é mais fininho não é indicado para noites frias de inverno, mas sim para uma sessão cinema em casa.

Saia para cama: Protege sua cama da poeira além de oferecer um acabamento final na decoração do seu quarto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>