O significado das cores de Natal

O vermelho da roupa de Papai Noel e botas de inverno, o verde do pinheiro de Natal, o branco do inverno e da neve, e o ouro reluzente das velas e luzes de Natal. Todas são cores tradicionalmente usadas para marcar a época. 

Vermelho

  • O vermelho tem significado religioso, uma vez que representa o sangue de Jesus Cristo. De acordo com fontes na internet, o vermelho é o símbolo religioso de sangue, fogo e caridade. O vermelho vibrante também aparece no terno do Papai Noel, que se tornou popular quando a Coca-Cola usou um vermelho em uma campanha no início do século 20, para combinar com a cor de latas de refrigerante.

Verde

  • O verde é o símbolo da juventude, natureza, e da esperança da vida eterna que segundo a religião cristã Jesus Cristo oferece,  tornando-se uma cor de Natal. A árvore é geralmente verde, que também representa um símbolo da vida eterna. Tons de verde não precisam apenas estar na árvore. As tonalidades muitas vezes estão em coroas, guirlandas, enfeites, toalhas de mesa e até mesmo as porcelanas.

Branco

  • Em muitos países no hemisfério norte, época de Natal coincide com o inverno. Branco é também o símbolo religioso para luz, pureza, alegria e glória. Igrejas cristãs costumam usar o branco como a cor litúrgica do Natal, assim como ouro, de acordo com o Santuário Nacional de São Francisco de Assis.

Ouro

  • O ouro significa a luz solar e brilho. Antigos pagãos celebravam  no inverno o sol dourado em um período de frio e até mesmo escuridão. Luzes de Natal, velas e uma estrela no topo de uma árvore podem recordar aos cristãos a estrela dos Três Reis Magos que seguiram para encontrar o menino Jesus. 

Essas são as cores mais utilizadas nas festas natalinas, porém também podem ser feitas outras combinações  de cor para deixar sua decoração mais criativa e moderna.

 

 

 

4 thoughts on “O significado das cores de Natal

  • 15 de dezembro de 2014 at 16:47
    Permalink

    ME AJUDOU NO TRABALHO DE ARTES.

    Reply
    • 16 de dezembro de 2014 at 15:25
      Permalink

      Que bacana Carlos Henrique! Continue acompanhando as novidades da Sogra. Um forte abraço meu e de toda a minha equipe!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>