Separe a gordura boa da ruim: conheça os diferentes tipos

os-diferentes-tipos-de-gorduras

Quando falamos de gorduras, não é importante saber apenas calcular quantas calorias tem uma receita ou como tirar mancha de gordura da roupa, mas sim quais são os diferentes tipos de gorduras que existem, para conseguir balancear a alimentação de modo saudável.

A gordura é um nutriente essencial para a nossa saúde. Temos que ter reservas de gordura para que o nosso organismo esteja sempre protegido e também para que possamos produzir hormônios e controlar a temperatura do nosso corpo, por exemplo, entre outras funções vitais.

Sendo assim, é errado pensar que toda a gordura é prejudicial para nós – o que é mesmo prejudicial para a nossa saúde é consumir em excesso alguns tipos de gordura, enquanto outros não são consumidos o suficiente.

 

Confira aqui as diferentes gorduras e o efeito que elas têm no seu corpo. Assim, você passa a conhecer melhor o que come e poder escolher de modo informado o que quer incluir na sua alimentação. Veja como separar a gordura boa da ruim:

 

Tipos de gorduras

 

A porção recomendada de cada uma dessas gorduras é de acordo com a necessidade comum de um adulto, com base numa dieta de 2.000 calorias diárias.

 

  • Saturada

Pode encontrá-la em alimentos de origem animal como leite, queijo e carnes de porco ou frango. É aconselhado um consumo de 22g de gordura saturada por dia. O consumo excessivo pode levar a colesterol LDL (ruim) alto e, por conseguinte, um risco maior de ataque cardíaco.

 

  • Trans

Essa é uma gordura vegetal hidrogenada, produzida industrialmente. Pode ser encontrada em margarina, batata frita e sorvete. Deve consumir apenas 4,5g dela por dia, caso contrário pode elevar os valores do colesterol ruim e diminuir os valores do colesterol HDL (bom).

 

  • Insaturada

Essa gordura tem uma consistência líquida na temperatura ambiente, sendo encontrada em óleos vegetais como de oliva ou canola. Consumir cerca de 45g diárias de gordura insaturada vai ajudar a baixar os níveis do seu colesterol.

 

  • Ômega 3

Pode encontrar essa gordura poli-insaturada na castanha, na linhaça e em peixes de águas frias como o salmão. É uma gordura essencial ao organismo pois melhora a fluidez do sangue, diminui a agregação de plaquetas e ajuda a reduzir o risco de aterosclerose. A quantidade diária recomendada é de 1,5g.

 

  • Ômega 6

Essa gordura também é poli-insaturada e boa para o nosso organismo. Está presente nos óleos de milho e girassol e consumir cerca de 15g diárias ajuda o nosso colesterol ruim (LDL) a diminuir. No entanto, em excesso pode reduzir também o colesterol bom (HDL).

 

Muitas pessoas não têm o hábito de consultar o rótulo dos alimentos antes de comprar e tantas outras ainda desconhecem os benefícios das gorduras insaturadas para a saúde. Mas, com as informações da lista acima, você pode começar a tratar melhor da sua alimentação, sabendo exatamente o que está comendo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para foto original:

https://pixabay.com/pt/azeite-de-oliva-molho-para-salada-968657/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>